Blog - Giro Cultural

Postado em 05.11.2020 às 17:40 horas

Compartilhando com vocês uma iniciativa muito bacana que aconteceu na Escola Estadual Plena Antônio Epaminondas, na semana de 26 a 29 de outubro, a partir do Projeto Halloween – Cultural Matters (pluralidade cultural). Por causa da pandemia, a festa ocorreu de forma virtual com alunos e professores fantasiados e se apresentando para todos. Os mais criativos receberam prêmios entregues em casa. A ação interdisciplinar envolveu todas as disciplinas – os lugares onde o Halloween acontece, destacando a geografia e a história A língua portuguesa e a língua inglesa. A matemática usa a porcentagem entre outros detalhes.

Segundo o professor de língua inglesa Jackson Regis, durante toda a semana os alunos do ensino fundamental e  médio tiveram atividades sobre o Halloween, uma manifestação cultural da língua inglesa comemorada no mundo todo. “Tivemos concurso de fantasia e maquiagem, cada aluno fez sua própria fantasia, maquiagem, máscara, usando a criatividade deles. Os melhores foram premiados, como uma forma de incentivo”, destaca Jackson Regis. Com a ajuda da comunidade que colaborou com as prendas, foram sorteados vale-pizza, vale-janta, vale-compra em papelaria e até um curso de automaquiagem. “Tudo  entregue por delivery. Tomamos todos os cuidados para que os alunos participassem de forma remota, mas sintam-se próximos”, reforça.

O professor acredita que o Halloween uma festa tradicional para nossa escola, pois percebe-se crescente ânimo entre os alunos e com isso, reforçar o estudo da língua inglesa. No entendimento de Jackson Regis, desenvolver a festa na escola, mesmo de forma remota, é dar oportunidade para que as crianças conheçam um pouco do folclore americano, aprendam palavras em inglês que são usadas no dia-a-dia no nosso país, realizem atividades em grupo favorecendo a interação entre eles.

Além disso, os alunos empenham-se em desenvolver a imaginação e a criatividade no momento da realização das atividades de decoração aprendendo a planejar e organizar uma festa, um evento ou uma apresentação.O professor lembra que o Projeto Halloween só foi possível graças ao empenho dos colegas e da orientadora de área de linguagem, Thereza Helena.

Deixe seu comentário!