Blog - Giro Cultural

Postado em 13.09.2016 às 10:59 horas

A fim de denunciar as injustiças do sistema penal americano, o escritor Tom Garrett assume ter cometido um crime do qual é inocente em “Suplício de uma alma” (Beyond a reasonable doubt, EUA, 1956, 80 minutos), de Fritz Lang, atração dessa terça-feira, 13 de setembro, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 14 anos.

 

O filme dá continuidade ao décimo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (PROCEV), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com a apresentação do filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um delicioso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

 

Entre março e setembro de 2016, o Imagens em Pauta exibe uma seleção de filmes norte-americanos realizados entre as décadas de 1940 e 1950 que estabeleceram o estilo cinematográfico noir. Inspirados em sucessos da literatura policial e majoritariamente realizados com orçamentos limitados, esses filmes são marcados pela fotografia expressionista e pelos enredos construídos em torno de espaços sombrios e personagens obscuros.

Sobre o filme

O repórter investigativo Tom Garrett (Dana Andrews) está de licença de seu emprego no jornal para trabalhar em seu segundo romance. Como Tom está tendo problemas de escrita em seu segundo livro, o seu chefe e futuro sogro, editor de jornais Austin Spencer (Sidney Blackmer), sugere que ele escreva um livro de não-ficção sobre a pena capital (pena de morte) no estado em seu lugar. Ambos, Austin e Tom, há muito tempo acreditavam que o promotor do estado, Roy Thompson (Philip Bourneuf), tem sido capaz de manipular os júris para render condenações injustas que levam à morte pessoas inocentes. A partir daí, com o objetivo de denunciar as injustiças do sistema penal americano, Garrett assume ter cometido um crime do qual é inocente. Contando com a colaboração do seu editor, ele pretende se salvar no tribunal, mostrando provas no último momento. Porém, quando sua testemunha morre, Tom fica sem provas. É o começo de uma série de reviravoltas.

 

Próximo filme: O segredo da porta fechada, de Fritz Lang

Na próxima semana (20/09), será exibido o filme “O segredo da porta fechada” (Secret beyond the door, 1947, 99 minutos), de Fritz Lang. Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para outras informações envie um e-mail para o mesmo endereço.

 

Sobre o Sesc Arsenal

O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com. Para informações sobre a programação do Cine Sesc Arsenal, incluindo agendamentos coletivos à sala de cinema, ou individuais ao acervo de filmes do centro cultural, entre em contato através do telefone 3616 6941 ou do email fbarbosa@sescmatogrosso.com.br.

 

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo). É preciso carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa.

 

Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto envie um e-mail para imagensempauta@gmail.com com o assunto “Cadastrar e-mail”. Para outras informações, siga o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta. Para cancelar o recebimento deste boletim, envie uma mensagem com o assunto “Cancelar Recebimento” para imagensempauta@gmail.com.

 

Serviço

O quê: Exibição “Suplício de uma alma” (Beyond a reasonable doubt, 1956, 80 minutos), de Fritz Lang

Quando: Terça-feira, 13 de setembro, às 19:00

Onde: Cine Sesc Arsenal

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada Gratuita

Deixe seu comentário!